fbpx
Avançar para o conteúdo
Início » Fuja da Ideia de Começar na Academia: Dicas para se Exercitar de Forma Diferente e Saudável

Fuja da Ideia de Começar na Academia: Dicas para se Exercitar de Forma Diferente e Saudável

5
(2)

Talvez você seja como eu: uma pessoa que sempre detestou academia, mesmo sabendo todos os benefícios que ela pode trazer para a nossa vida.

Você até se empolga com a ideia de começar a fazer musculação, mas detesta ter que ir todo dia no mesmo lugar, fazendo “praticamente o mesmo” e com se deparando com as mesmas talvez – talvez até nos mesmos horários. Rs!

Talvez você precise entender que: não precise ir à academia. Isso mesmo: não vá para academia.

Se você não gosta da ideia de ir treinar, pode pegar a mentalidade do treino e fazer outra coisa mais prazeroso e que você goste. Para isso, há essas dicas para você saber como escolher uma atividade física que curta e dentro das suas atuais condições.

Não é Sobre Treino, sobre Musculação ou Academia, Mas Sim Sobre Novos e Saudáveis Hábitos

O mundo dos esportes são repletos de atividades que você pode e deve experimentar para ver qual você / seu corpo se adaptam melhor.

A academia / treino de musculação é uma dessas possibilidades. Mas não é a única atividade que você pode fazer para ter uma lifestyle fitness. Mais do que escolher esse ou aquele esporte, você deve se questionar assim:

Como posso ter uma vida saudável dentro das minhas limitações?

E sim, limitação porque se você talvez esteja sem fazer atividade física com frequências e também talvez com uma vida super corrida, portanto precisa começar a se exercitar gradualmente. É o mesmo pensamento: ninguém correrá uma maratona do dia para a noite, certo?

É preciso estabelecer uma rotina de treinos, de mudança na sua alimentação até para você não se machucar ou desistir assim que começar. O foco aqui é em dar os primeiros passos.

Como Definir uma Micro Meta para Começar a se Exercitar

Para você dar os primeiros passos, que irão impactar no seu bem-estar e saúde, atente, antes de tudo, para definir um micro objetivo. Ou seja, algo que você sabe que consegue alcançar como, por exemplo, diminuir o peso na balança em 1 quilo ou ganhar alguns quilinhos a mais.

Nesse momento, escolha algo que você sabe que conseguiria atingir, por exemplo: quero ganhar 2 quilos. Não comece colocando as expectativas e os objetivos muito altos porque você isso irá fazer você se frustrar logo por ser algo inalcançável. 

Nesse primeiro momento, você precisa mais de motivação e foco para continuar dia após dia do que acreditar (de modo impossível) que conseguirá perder 10 quilos em 6 meses. É possível isso também, porém vai te exigir continuar, dia após dia tendo essa micro motivação diária, modificar muito sua rotina talvez radicalmente e ter acompanhamentos de profissionais da área da saúde como nutricionistas e educadores físicos. E será que isso é constante?

Acredito que não!

A constância e ver os micros resultados vão te auxiliar a “acumular vitórias”, ou seja, desenvolver força, resistência cardiovascular, flexibilidade, melhorar a sua composição corporal e bem-estar geral que você se depará nas práticas de atividades físicas diárias. E também a criar novos hábitos saudáveis porque o exercício, automaticamente, vai te puxar a querer se alimentar melhor e, consequentemente, você irá querer dormir melhor. O resultado é realmente uma mudança sustentável na qualidade de vida.

Como você não curte academia, vamos ajudá-lo a descobrir qual exercício físico você poderia gostar para criar a sua micro meta.

Como Escolher uma Atividade Física com Alta Probabilidade de Gostar

A primeira coisa a se fazer é pensar: do que eu gosto? Quais são meus hobbys? O que eu gostaria de fazer que talvez eu não fique entediado?

Além disso, analise se você gosta de socializar ou não, se tem uma personalidade mais ativa ou mais tranquila, mais pacata.

Depois pense sobre o local que gostaria de executar tal atividade: é ar livre ou local fechado? Ou tanto faz?

E ainda tem como pensar sobre a estrutura do exercício físico, por exemplo: dançar ou andar de bicicleta?

Se você não tem respostas prontas para essas perguntas, sem problema. Você pode considerar experimentar várias atividades até encontrar aquela que você / seu corpo possam se adaptar sem nenhum problema. Para isso, você pode fazer aulas experimentais e gratuitas em academias e/ou utilizar um programa de atividade física que existem nos aplicativos de fitness.

E seja aberto também as novas experiências porque você pode descobrir que talvez gostará de fazer um exercício que nunca se imaginou fazendo. Até porque nossos gostos e vida mudam, hoje o que achamos que não gostamos, pode ser que amanhã seremos apaixonados. Portanto, jamais fechem para as possibilidades de viver coisas diferentes e bacanas na sua vida.

Por fim, não mais importante, é precisar ir aos poucos. Verificando, nesse primeiro momento, seu atual estado físico e como, lentamente, pode ir progredindo na atividade física. Sim, progredindo. Se você fizer, todo dia, o mesmo, sem ver evolução no seu treino / saúde vai se frustrar.

De novo: ninguém corre uma maratona do dia para noite, mas a pessoa começa a caminhar para daqui a um tempinho começar a correr com foco em ir a uma maratona. O mesmo você tem que pensar: há não só uma curva de aprendizado como de evolução na atividade física.

E uma dica bônus é tentar chamar um amigo para ir treinar com você. Além de compartilharem experiências juntos, será ótimo para se motivarem, principalmente quando um dos dois estiver sem paciência para ir praticar um exercício em determinado dia.

Depois que tudo isso for resolvido e você tem uma ideia do que quer fazer, é a hora de:

Como Desenvolver Constância para Praticar uma Atividade Física

Como falamos anteriormente, ter uma constância para a prática da atividade física te ajuda a acumular vitória, isso significa, na prática, dia após dia, se motivar porque os resultados são pequenos, importantes e de longo prazo.

Não é fácil, principalmente nos dias que a rotina parece que vai nos engolir de tantas coisas que acontece ao mesmo tempo, e precisando da nossa atenção. Porém, é possível!

A constância significa praticar regularmente e continuamente uma atividade física, apesar de…

Em outras palavras, entenda que com a constância conseguirá fazer por ti a longo prazo o seguinte:

  • Melhora na qualidade de vida: praticar uma atividade física fará com que você ganhe força, resitência cardiovascular, flexibilidade, composição corporal e bem-estar.
  • Evitar problemas de saúde: se exercitar, fará com que reduza os riscos de ter um problema cardíaco, de que desenvolva câncer, diabete tipo 2, obesidade e outras doenças.
  • Criar novos hábitos, principalmente aqueles que são saudáveis: ao fazer uma atividade física, irá aos poucos mudando a sua rotina, colocando práticas saudáveis e que te trazem bem-estar porque se sentirá motivado e melhor para mudar a sua vida – como dito, lentamente.
  • Aprender que você consegue conquistar tudo que quiser: quando você consegue praticar um exercício dia após dia, começa a entender que se dá para executar esse esporte, dá para também ter essa constância em outras áreas da sua vida. E mais, também estabelecendo nelas objetivos alcançáveis e dentro das suas condições.
  • Aprender a planejar: saber que a atividade física é um passo atrás do outro, todo santo dia, entende que é super útil um “mapa” para chegar onde deseja. E é aí que entra o planejamento. Ele te ajuda a chegar onde deseja e, claro, as atividades não serem um tédio ao te estimular, dentro dos seus limites, a se superar. Por isso, é legal sempre alterar entre tipos de atividades físicas e intensidades para que a sua motivação e interesse pela autossuperação estejam sempre presentes e altos.

Por Onde Começar Então?!

Se você chegou nesse artigo até aqui é provável estar super motivado para dar o primeiro passo em prol de uma vida mais saudável.

Você pode começar agora, chamando um amigo para dar uma leve caminhada e compartilhar com ele seus planos. E, claro, convide um amigo que você sabe que irá te motivar e não te jogar para baixo.

E para estabelecer um plano que seja dentro das suas condições para essa atividade física pode baixar um aplicativo gratuito que te ajudará a criar isso. Recomendo o Strava, que inclusivo uso para corrida. Esse aplicativo tem versão no celular tanto para Androide como também para Apple.

Depois, nos próximos dias, busque ir atrás de realizar a atividade física que acredita que se encaixe mais no seu perfil. Para isso, procure a orientação de um personal ou de uma academia.

Caso não tenha dinheiro para contratar esses serviços, muitas Prefeituras oferecem espaços de Lazer e/ou Esportes em que você pode buscar mais informações do cronograma de atividades e/ou se matricular em alguma turma.

Outra opção também, em alguns municípios, há os equipamentos do Sesc. Nesse site, você encontra a unidade mais perto de você para conferir as atividades da instituição.

O mais importante é estabelecer uma decisão de buscar uma vida mais saudável / digna para você e ir atrás de dar os primeiros passos para fazer isso acontecer. O corpo e bem-estar que deseja não acontecerá se continuar somente aqui, na Internet, lendo e sonhando em ser outra pessoa.

Está na hora de partir para a ação e esse é o seu momento. Bora fazer acontecer!

Outras Perguntas sobre Como Começar a se Exercitar

Como os Sedentários Devem Começar a se Exercitar?

Antes de tudo, consulte um médico para fazer um check-up na saúde. Depois estabeleça micros metas e realísticas e selecione qual atividade gostaria de fazer para atingi-las – você pode experimentar alguns esportes para ver qual se encaixe mais. Procure um profissional da edução física que pode te auxiliar nesse processo.

Como Fazer para Começar a se Exercitar?

Explore qual atividade física gostaria de realizar dentro das suas atuais condições – desde gosto pessoal por um esporte, passando por um planejamento financeiro até saúde. Você pode procurar academia, personal ou ainda ir atrás de atividades que Prefeituras e/ou Sesc oferecem.

O que achou desse artigo?

Clique na estrela para avaliar

Nota recebida 5 / 5. Número de votos: 2

No votes so far! Be the first to rate this post.

Artigo Escrito Por

Má Palas
Má Palas
Sou estudante de educação física e aqui compartilho alguns aprendizados da minha carreira. Tenho um cachorro, gosto de maracujá e, nas horas vagas, gosto de ler e assistir séries. Tudo que fazemos com foco e moderação conseguimos vencer.