fbpx
Avançar para o conteúdo
Início » O Que é Mindfulness: Descubra a Prática da Atenção Plena para o seu Bem-Estar

O Que é Mindfulness: Descubra a Prática da Atenção Plena para o seu Bem-Estar

3
(4)

Você tem dificuldade de estar no momento presente? Ou ainda, tem uma vida tão corrida que não consegue parar alguns minutinhos para respirar?

Nesse artigo, falaremos de uma técnica simples e super poderosa que vai te fazer ter mais consciência da vida e, consequentemente, te gerando bem-estar. Portanto, descubra a seguir o que é mindfulness, para que serve e seus benefícios.

O que é Mindfulness, Para que Serve e Quais São seus Benefícios

Atenção plena ou mindfulness (tradução em inglês), é uma técnica de meditação associada à prática budista (não sendo exclusiva do budismo) que visa direcionar a mente para o momento presente. Consiste na atenção consciente e sem julgamento às sensações físicas, pensamentos e emoções ao seu redor, e pode ser feito em qualquer lugar, pelo tempo que desejar e a qualquer hora ao longo do dia.

Seu principal objetivo é trazer mais consciência e presença para a vida das pessoas. Ao praticá-lo, você pode desenvolver a capacidade de gerenciar melhor as emoções e pensamentos negativos, reduzir o estresse e/ou ansiedade e melhorar a concentração e a criatividade. Essa prática também pode ajudar a tratar condições como depressão e combater a exaustão mental.

A atenção plena pode ser considerada uma forma específica de meditação, lembrando que a meditação tem muitas práticas, sendo que algumas envolve focar a mente em um objeto específico, repetir mantra, fazer visualizações ou simplesmente sentar em silêncio com a mente vazia. E a atenção plena tem como único objetivo ser uma técnica para viver no presente aqui e agora, sem qualquer atividade adicional.

A única coisa em comum que há entre mindfulness e meditação é que ambas as técnicas proporcionam bem-estar físico e mental, sendo, muitas vezes, uma complementar a outra.

Agora, você deve estar querendo saber como deve praticar a técnica de atenção plena. E falaremos sobre isso a seguir.

Como Praticar Mindfulness e Por Quanto Tempo

Mindfulness é uma técnica simples, poderosa e eficaz para criar bem-estar e equilíbrio emocional. Se você acha difícil estar no agora, vive uma vida agitada e estressante, experimente essa técnica pode fazer sentir mais consciente dos seus atos e atitudes. Para colocá-la em prática a partir de agora, siga estas etapas:

  • Encontre um lugar tranquilo para sentar-se confortavelmente por alguns minutos;
  • Feche os olhos e comece a prestar atenção à sua respiração sem tentar alterá-la;
  • Sinta o ar entrando e saindo do seu corpo;
  • Observe seus pensamentos sem se apegar a eles;
  • Se sua mente divagar, não se preocupe, é normal. Apenas traga sua atenção de volta para sua respiração;
  • Repita todo o processo acima até sentir realmente prestando atenção na sua respiração.

Se você é iniciante em mindfulness, comece “treinando” com alguns minutinhos do seu dia, por exemplo, fazendo por 2 ou 3 minutos. Depois, vá aumentando gradualmente até, quem sabe, chegar a 20 minutos por sessão. Para saber o tempo, pode usar o cronometro do seu celular que tocará um sinal assim que o tempo expirar. Dessa forma, saberá que “terminou” sua prática de mindfulness.

Mais do que contabilizar o tempo fazendo a prática de atenção plena, considere estar presente e consciente quando dedicar alguns minutos do seu dia para essa atividade. Sem pensar no passo ou presente, somente no aqui e agora.

E ressaltando, se sua mente divagar, não fique chateado. O mais importante é desenvolver o hábito de, se possível, todo dia, incorporar a técnica na sua rotina para que sinta a diferença na sua vida / saúde mental.

Existem outras formas de praticar mindfulness. Continue lendo esse artigo para saber quais são elas e como pode experimentá-las.

Outros Exercícios Práticos de Mindfulness

Além da atividade de reservar uns minutos do seu dia para se sentar e voltar ao momento presente, tem como incorporar a técnica em algumas atividades da sua rotina. Como, por exemplo:

  • Caminhe com consciência (essa é uma das minhas práticas favoritas de mindfulness): quando estiver andando, preste atenção em cada passo que for dar, nas sensações do seu corpo (sua respiração, movimentos das pernas e braços) e dos seus pés tocando o chão um após o outro.
  • Alimente-se conscientemente: ao se alimentar, em qualquer refeição que desejar ou em todas, preste a atenção no que está engolindo – tipo de alimento, sua cor, textura, sabor e/ou temperatura. Mastigue sem pressa e perceba como isso não só afeta o seu corpo como as suas sensações.
  • Observação consciente: escolha um objeto que deseja – algumas conteúdos e/ou livros sobre mindfulness – como esse aqui – diz para escolher uma vela ou uma flor. Porém, não há restrição, pode ser o objeto que desejar. Depois que o mesmo foi escolhido, observe suas cores, texturas, formas e padrões. Se conseguir pegá-lo sinta-o e veja a reação do seu toque / corpo com o objeto.
  • Escuta conscientemente: para escutar é necessário fechar os olhos e observar os sons ao seu redor. Qual som você ouve? Ele é alto ou baixo? Tem mais de um som? O que está mais te chamando atenção? Se a sua mente divagar, volte ela para os sons no ambiente que você está.
  • Respiração consciente: técnica simples de mindfulness que pode ser feita em qualquer lugar. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo do seu corpo e observe a sensação do seu peito subindo e descendo.
  • Experimente esses exercícios práticos de mindfulness e descubra o que funciona melhor para você. Praticar mindfulness regularmente pode trazer muitos benefícios para a sua vida, incluindo redução do estresse e da ansiedade, melhor qualidade do sono e maior sensação de bem-estar físico e mental.

Para você descobrir qual prática de mindfulness, experimente todas que estão sendo sugeridas nesse artigo. E, claro, vai lentamente. Não pratique tudo ao mesmo tempo, porque a sua atenção ficará dispersa, até porque o máximo que o ser humano consegue ter atenção sem desfocar é entre 7 a 10 minutos – isso porque um estudo da Microsoft traz o dado que a atenção humana está em 8 segundos devido à nossa interação com a tecnologia.

O importante, acima de tudo, é constância e estar, dia após dia, comprometido a estar mais consciente das suas atitudes e interação com o mundo. Uma boa jornada ao mundo da atenção plena!

Outras Perguntas sobre Atenção Plena ou O que é Mindfulness

Como mindfulness pode te ajudar a reduzir estresse e/ou no trabalho?

O mindfulness pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a nossa capacidade de lidar com situações difíceis. Além disso, a prática do mindfulness no trabalho pode ajudar a aumentar a concentração, a criatividade e a produtividade. Experimente a técnica de atenção plena começando com 1 ou 2 minutos.

Mindfulnesse para iniciantes: como começar a praticar?

Escolha um local tranquilo, sente com coluna ereta e foque na sua respiração. Se os seus pensamentos surgirem na sua mente ou as emoções tomarem conta de você, deixe acontecerem sem julgamento. E tente deslocar novamente sua atenção para a respiração. Pratique essa técnica por 1 ou 2 minutos diariamente.

O que achou desse artigo?

Clique na estrela para avaliar

Nota recebida 3 / 5. Número de votos: 4

No votes so far! Be the first to rate this post.

Artigo Escrito Por

Má Palas
Má Palas
Sou estudante de educação física e aqui compartilho alguns aprendizados da minha carreira. Tenho um cachorro, gosto de maracujá e, nas horas vagas, gosto de ler e assistir séries. Tudo que fazemos com foco e moderação conseguimos vencer.